De 8 a 11 de maio, Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tornar-se-á o epicentro do cinema nacional com a estreia do Festival de Cinema de Xerém. O evento inaugural acontecerá no Centro de Convenções John Wesley, na EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, e no Instituto Zeca Pagodinho, com uma programação totalmente gratuita.
A abertura do festival, marcada para o dia 8, apresentará o premiado filme “Três Verões”, dirigido por Sandra Kogut e estrelado pela renomada atriz Regina Casé (foto), uma das homenageadas do evento. Casé estará presente na sessão de abertura para receber o Troféu Zeca Pagodinho. Já no dia 10, será a vez do cineasta Hsu Chien, também homenageado, receber o troféu, seguido pela exibição de seu longa-metragem “Desapega”, estrelado por Glória Pires, Maisa, Marcos Pasquim e um elenco de peso.
Para Sergio Assis, diretor do festival, a missão do evento é democratizar e promover a produção audiovisual, com um foco especial na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém.
O 1º Festival de Cinema de Xerém apresenta em sua programação mais de 40 filmes, dos quais 27 são curtas-metragens provenientes de sete estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), incluindo 12 dirigidos por mulheres. Os curtas em competição concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho, idealizado pelo autodidata artista paraibano Bejamim Carlos dos Santos, e ao Prêmio Edina Fuji.
A programação está dividida em diversas mostras, incluindo a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com cinco filmes abordando uma variedade de temas, a Mostra Cinema Leva Eu, composta por dez curtas produzidos por alunos formados pela EBAV, a Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, com quatro títulos de realizadores da Baixada Fluminense, e a Mostra Especial da Crítica de Curtas, apresentando uma coleção de oito obras que destacam questões sociais, culturais e pessoais.
Com uma combinação emocionante de homenagens, exibições e competições, o 1º Festival de Cinema de Xerém promete ser um marco significativo no cenário cultural da região, celebrando o talento e a diversidade do cinema brasileiro.