No projeto apoiado pela Aliança Francesa e pelo Consulado Francês do Rio de Janeiro, dois músicos franceses e um músico brasileiro criaram um baile-show onde o importante é a dança e o intercâmbio entre as culturas,em um vibrante casamento musical entre artistas brasileiros e franceses.
O espetáculo conta com um repertório que reúne clássicos como “La Javanaise”, “La Foule”, “La Vie en Rose” e “Pas a Pas” com roupagem nordestina e músicas brasileiras com um toque europeu. O show será embalado ritmicamente pelo baião e outros ritmos nordestinos com influências europeias como gipsy jazz, la chanson, le klezmer, la musette, entre outros. num arraiá franco–brasileiro.
Messiê Forró é o encontro do forró com o Jazz, é o xote com a valsa, é o baião de Gonzaga com sotaque cigano. Nascida da união da companhia Tire-Laine com o grupo Urubu, a banda é formada pelo acordeonista, cantor e compositor brasileiro Rodrigo Marchevsky, de volta ao país depois de 10 anos morando na Europa e pelos músicos franceses Yann Deneque (saxofonista, percussionista e clarinetista) e Lucien Alfonso (violinista e cantor). Eles estrearam o espetáculo na França durante o Festival Internacional de Forró de Lille, em maio, e fizeram dois shows em Paris.
“As apresentações promovem o intercâmbio entre as culturas do Brasil e da França com ritmos que vão do baião à valsa, da canção francesa ao jazz”, conta Rodrigo, que atuou no premiado espetáculo “Gonzagão, a lenda”.
A primeira etapa do projeto aconteceu na França, de 02 a 11de maio. Na França, também ocorrerão ainda, os primeiros shows da turnê, durante o Festival Internacional de Forró de Lille, um dos principais eventos do estilo na Europa. Além da participação no Festival, o grupo fará dois shows em Paris. A segunda etapa acontecerá entre 6 e 23 de junho, no Brasil, onde os artistas vão dividir com o público brasileiro o resultado desse encontro.
Average Rating